Publicação - Novembro 2023

No ano de 1998

A composição fotográfica da autoria de Luciano Rodrigues que ilustra este apontamento revela, enquadrados por mastro e bandeira nacional, Jorge Sampaio, Presidente da República, acompanhado por sua mulher Maria José Ritta e conhecidas figuras do panorama político nacional, nomeadamente Ferro Rodrigues e Marçal Grilo, à época titulares das pastas do Trabalho e Solidariedade e da Educação, numa visita a Rio Maior, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente da Câmara, Silvino Sequeira e numeroso público.

Data a foto do dia 15 de novembro de 1998, pelo que perfazem vinte e cinco anos passados sobre o momento capturado pela objetiva. Nesta ocasião, Jorge Sampaio participou na sessão solene que encerrou as comemorações do Feriado Municipal, num ano marcante em termos de ensino para a cidade e concelho de Rio Maior, já que dias antes a Escola Superior de Desporto tinha iniciado atividade e a Escola Profissional de Rio Maior ganhara novas instalações.

No decurso da visita, Jorge Sampaio teve oportunidade de conhecer o complexo desportivo e terminou o périplo por Rio Maior com a participação no tradicional almoço de idosos oferecido pela Câmara Municipal, marcando os presentes com a afabilidade e simpatia que sempre foram reconhecidas a esta figura de Estado falecida em setembro de 2021.

Imagem: “Visita do Presidente da República Jorge Sampaio a Rio Maior”, Câmara Municipal de Rio Maior/ Fundo Fotógrafo Rodrigues

Fonte: Região de Rio Maior, Rio Maior: Fundação Lopes, 1988-, Ano XI N. 527 e 528