Com o mote: “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”, comemora-se no dia 30 de novembro o Dia Internacional das Cidades Educadoras.
A própria cidade é uma grande sala de aula para a aprendizagem e um laboratório para a experimentação, a experiência e o conhecimento. Uma sala de aula constituída pelas suas ruas, praças, parques e equipamentos educativos, culturais e desportivos, como lugares de encontro onde se tecem as relações humanas e onde podemos aprender com a diversidade de pessoas, culturas e gerações, cada uma com as suas particularidades, as presentes no mesmo espaço.
“A Cidade Educadora vive num processo permanente que visa a construção de uma comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária, capaz de conviver na diferença, de resolver pacificamente os conflitos e de trabalhar para o “bem comum””(preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras), nesta senda de trabalhar para o bem comum e formar uma cidadania reflexiva, responsável e comprometida torna-se objetivo continuar a transformar o nosso município e cidade, através da educação cidadã, num lugar mais inclusivo.”.
Desde 28/02/2007 que Rio Maior faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras.
» https://www.edcities.org/rede-portuguesa/
A adesão a esta Associação decorre do facto de se considerarem os princípios da Carta de Cidades Educadoras (602 KB) como orientadores da ação municipal.
Histórico