Tasquinhas 2024

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 1 de março e promete, durante 10 dias, dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional aos cerca de 100 mil visitantes que, ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

16 Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, são geridas por quase um milhar de voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do Ensopado de borrego ao cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a dobrada com feijão branco, as favas, o polvo ou  o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

São estes alguns dos sabores, confecionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visita Rio Maior vai encontrar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no ano em que se realiza a 38ª edição deste certame.

Às Tasquinhas do Concelho juntam-se ainda, e mais uma vez, A Filarmónica Marialva, da cidade irmã Cantanhede, com o seu famoso Leitão à Bairrada e duas Tasquinhas com os tradicionais enchidos e queijos da Serra da Estrela e Alentejo.

Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 expositores.

A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais Bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.

Na edição deste ano a Nave do Piso 1 volta a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos nossos visitantes mais novos.

Acompanhe o evento diariamente em www.facebook.com/riomaiorcomVida