Publicação - Junho 2023

No ano de 1978

No mês de junho de 1978, há 45 anos atrás, o COTRM - Coral e Orquestra Típica de Rio Maior apresentou-se ao público no Salão dos Bombeiros Voluntários, sob a batuta do maestro António Varela, assumindo-se como versão renovada e herdeira do conhecido Chia-a-Nora.

Enquadrado pelo Círculo Cultural de Rio Maior, o Chia a Nora fora organizado em 1955 pelo regente António Gavino, com a junção de componentes de várias tunas, realizando os primeiros ensaios em setembro desse ano. A primeira atuação decorreu a 15 de dezembro «na Casa do Povo, com o salão repleto de uma distinta assistência» (1) e, na meia dúzia de anos seguintes, o Chia a Nora fez diversas apresentações, tanto em Rio Maior, quanto na capital de distrito e noutros pontos do país. Colaborou ainda na banda sonora do filme Sal sem Mar, edição do Cineclube de Rio Maior, e foi convidado a atuar na televisão, num programa transmitido na RTP1 em agosto de 1959. Em 1961, interrompe a sua atividade, com a partida de António Gavino para Lourenço Marques, onde irá formar idêntico agrupamento e desempenhar a função de maestro na Rádio Clube de Moçambique.

Por decisão da Casa do Povo, novo agrupamento é organizado em 1976 e dirigido até 1981 pelo citado António Varela. Em maio, o Maestro António Gavino, regressado de Moçambique, reassume a regência do COTRM cuja polifacetada atividade, incluirá além da atuação em diversos tipos de eventos, nacionais e internacionais, também a gravação de discos e a participação em transmissões radiofónicas e televisivas, incluindo os programas Praça da Alegria e Jardim das Estrelas, apresentados, respetivamente, por Manuel Luís Goucha e Júlio Isidro.

Dirigiu também este agrupamento, entretanto nomeado Coral e Orquestra Típica “António Gavino”, o maestro Simões Ribeiro. O COTRM cessou atividade em 2011.

(1) O Riomaiorense: Quinzenário Regionalista e Literário, A4N151, 24-09-1955, 4.

Bibliografia: O Riomaiorense, 4.ª e 6ª edições; Jornal de Rio Maior; O Zé; Região de Rio Maior; Revista do 20º Aniversário do Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, Associação Cultural do Concelho de Rio Maior, Rio Maior, s.d.

Imagem: Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, s.d., Acervo da Casa do Povo de Rio Maior, Fundo Local da Biblioteca Municipal de Rio Maior.