Publicação - Julho 2023

No ano de 1878

Na ata da sessão da Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza do dia 29 de janeiro de 1859, na parte relativa à Correspondência, vem referenciada uma representação apresentada pelos “habitantes do logar da Marmeleira, no concelho de Rio Maior” no sentido de “que lhes seja para esta localidade transferida a séde da freguezia”, com a indicação de que o referido documento seguia para a “commissão ecclesiastica”, após “ouvida a de estatistica”.(2)

Entre os vários argumentos a favor da autonomização, sublevava a questão demográfica. Já um século antes, em 1758, o número de habitantes do lugar da Marmeleira ultrapassava o da sede de freguesia a que pertencia, nomeadamente São João da Ribeira.(4)

A resposta à representação não foi, contudo, imediata. Então, como agora, vários obstáculos entravavam estes processos, incluindo os de natureza burocrática, e só praticamente duas décadas depois consegue a população da Marmeleira atingir o seu objetivo.

Pelo despacho de 16 de maio de 1878, assinado pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, Augusto César Barjona de Freitas, em nome do rei D. Luís, os lugares da Marmeleira e de Assentiz são desvinculados da freguesia de S. João Batista da Ribeira, passando «a constituir uma nova freguesia com sede na primeira e com invocação de S. Francisco de Assis.»(1)

A feliz notícia é recebida e celebrada na Marmeleira.

No dia 21 de julho de 1878, toma a palavra o prior de Rio Maior, António Francisco da Silva, para no “Sermão em ação de graças na festa soléne da inauguração da nova freguezia de S. Francisco d’ Assis” assim orar: «Após vinte anos duma continua luta, duma nobre e santa aspiração, de infrutiferas promessas, de dourados sonhos, de longos trabalhos e duras provas, surgiu este dia (…). Vêde o que hoje se passa neste bom povo da Marmeleira, que com tanta pompa e alegria festeja a inauguração da sua freguezia».(3)

Foram palavras proferidas há 145 anos.

Fontes: (1) Bernardo Varela, Esboceto Histórico da Vila da Marmeleira, Tip. «A Gráfica», Rio Maior, 1965; (2) Diário da Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, 1859, N.º 22, Sessão de 29 de Janeiro (https://debates.parlamento.pt/catalogo/mc/cd/01/01/01/022/1859-01-29); (3) Concelho de Rio Maior - Sermão Prégado na Inauguração da Freguezia de S. Francisco d’ Assis no Logar da Marmeleira no dia 21 de Julho de 1878, Tip. e Pap. Cabral, Torres Vedras, 1913; (4) Dicionário Geográfico de Portugal, Memórias Paroquiais, vol. 31, nº 91, p. 535 a 546 (Ribeira, Santarém).