Publicação - Abril 2023

No ano de 1948

O dia 28 de abril de 1948 foi de festa em Rio Maior. Nessa data, era inaugurada a Cantina Escolar, instalada em duas dependências do primeiro andar do edifício de instrução primária sito no Alto da Capela, num ato inaugural que se revestiu de «grande solenidade, sendo antecedido de uma sessão no Salão dos Bombeiros Voluntários» com «numerosa e selecta» assistência.(1)

Iniciativa do professor de instrução primária, Amílcar de Andrade, a Cantina destinava-se a dar assistência a cerca de duas dezenas de crianças nesse difícil contexto de pós-conflito mundial, em que o acesso à educação era condicionado, em não raros casos, pelos parcos rendimentos das famílias.

Passado praticamente uma década, a Cantina ganhava espaço próprio, em edifício contiguo à Escola N.º 1, a chamada escola dos rapazes.

Na manhã de 5 de maio de 1957, o Sub-Secretário do Estado da Educação Nacional, Baltazar Rebelo de Sousa (pai do atual Presidente da República), o Governador Civil de Santarém, João Carlos Castro Reis, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, João Afonso Calado da Maia e o Delegado Escolar e professor, Amílcar de Andrade, entre outras individualidades, percorreram por, entre flores lançadas pelos alunos, o caminho em direção às novas instalações. No local, tomando a palavra, o Sub-Secretário deixou votos de bem-aventurança à nova Cantina «nascida com o nome de “Joaninha”.»(2)

(1) O Concelho de Rio Maior, A13, N225 (15-05-1948), 2.

(2) Jornal de Rio Maior, A1, N31 (18-05-1957), 1-2.

Imagem: “Inauguração da Cantina Escolar – 05-05-1957”, Acervo Rui Manuel Fernandes Andrade