Luciano Rodrigues - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de Olhão, Luciano Rodrigues dedicou toda à sua vida à arte fotográfica. A paixão nasce de um castigo imposto por ter perdido um ano escolar, que resultou em ir trabalhar para um tio que era fotógrafo. Fixa-se em Rio Maior em setembro de 1960, onde abre um estúdio no ano seguinte. Espírito critico, sensível, criativo e inovador, a longevidade da sua atividade, acabaria por derivar no ir construindo, fotograficamente, a história de Rio Maior ao longo de décadas. Ganhou vários prémios de fotografia em concursos nacionais e internacionais e colaborou com jornalistas de grandes periódicos nacionais. Em 1973, a pedido de João Lopes, elaborou o cartaz da Feira de Setembro, com o qual ganharia o primeiro prémio, pelo CNI, ex aequo, com um fotógrafo de Viana do Castelo. Seria também o autor dos cartazes das edições da Feira de 1974, 1975, 1976 e 1977.

Luciano Rodrigues foi distinguido com a Medalha do Concelho, em 1992, por “registar em película as gentes e motivos de Rio Maior”, projetando-se a cedência do seu riquíssimo espólio à Câmara Municipal.