Vera Lúcia Montez Santos - “Carreira desportiva e participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016”

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de Santarém, Vera Lúcia Montez dos Santos é uma atleta especializada nos 20km marcha. Entre 1998 e 2004, foi atleta do Clube de Natação de Rio Maior, transitou depois para a Juventude Operária do Monte Abraão e, em 2010, para o Sporting Clube de Portugal, juntamente com o seu marido e treinador, João Vieira. Alcançou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Atletismo Sub-23, em 2003, e sagrou-se Campeã Nacional de Sub-23 nos 20km e 10.000m marcha atlética no mesmo ano. Em 2005 granjeou o título de Campeã de Portugal de 20 km marcha atlética. Foi convocada para representar o país em diversas provas internacionais.

Em 2016 foi homenageada pelo Município de Rio Maior pela sua carreira desportiva e pela participação nos Jogos Olímpicos desse ano.