Publicação - Fevereiro 2022

No ano de 1962

Data do dia 19 de fevereiro de 1962 a publicação do diploma legal que veio confirmar a elevação de Arrouquelas a freguesia e a sua desanexação de São João da Ribeira. Assim sendo, comemoramos este mês o 60º aniversário desta freguesia do concelho de Rio Maior.

Para celebrar esta efeméride, o Município de Rio Maior tomou a iniciativa de, em colaboração com a Junta de Freguesia de Arrouquelas, proceder à recolha de fotografias antigas que evocam a memória da terra e suas gentes e que irão constituir, a partir de agora, parte do acervo do Fundo Local da Biblioteca Municipal. O slideshow que ilustra o Casos e Acasos deste mês é apenas uma pequena mostra da recolha que foi feita.

Interessa referir que a população arrouquelense mantém a tradição de celebrar o respetivo aniversário a 25 de março (ao invés de 19 de fevereiro), facto associado à vivência religiosa da população.

A fé religiosa das suas gentes constitui aliás um dos fatores que explica a benesse atribuída por D. Afonso VI, em 1674, de autorizar a realização de feira franca, coincidente com o dia 15 de setembro de cada ano, para custear melhoramentos no respetivo templo.

Conforme relata Frei Agostinho de Santa Maria, na obra Santuario Mariano, tal devoção secular estará associada à aparição de Nossa Senhora nos campos de Arrouquelas, tendo sido erigida nessa época ermida de evocação a Nossa Senhora da Encarnação, no mesmo local onde atualmente observamos a Igreja local.

Fontes: Decreto-Lei n.º 44.192, de 19 de fevereiro de 1962; ANTT - Chancelaria de D. Afonso VI Livro 37 fl 301 e 301v; Agostinho de Santa Maria, Frei (1642-1728), Santuario Mariano, e historia das imagẽs milagrosas de Nossa Senhora (…), Vol. 2, pp. 485-486