segunda-feira, 27-05-2024.

Munícipio de Rio Maior aposta na Compostagem

Restos de comida e outros resíduos orgânicos vão ter nova vida

No âmbito do projeto "Rio Maior a Compostar", a Câmara Municipal de Rio Maior acaba de lançar dois modelos de compostagem: a compostagem Doméstica e a Comunitária. O projeto convida os riomaiorenses a reciclar os desperdícios orgânicos domésticos, transformando-os em adubo rico em nutrientes para o solo e contribuindo, assim, para um planeta mais sustentável.

Para quem optar por fazer compostagem em casa, o Município vai disponibilizar 200 compostores domésticos. Para participar, apenas basta inscrever-se em https://forms.gle/W7nLLqzfcKKH7Fuf9, enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou dirigir-se diretamente à Câmara Municipal. Após a inscrição, receberá em casa um compostor doméstico e um Guia de Compostagem. A compostagem doméstica é fácil de fazer e, com cuidados próprios, não traz problemas como cheiros desagradáveis ou a atração de animais selvagens.

Para o modelo comunitário, foram, para já, instaladas duas unidades de compostagem, uma na cidade de Rio Maior, junto à Biblioteca Municipal, e outra na Freguesia de Arrouquelas, estando previsto o alargamento do projeto a outras Freguesias do Concelho. Os dispositivos estão acessíveis a todos os membros da comunidade previamente inscritos no programa “Rio Maior a Compostar”. A inscrição é feita também em https://forms.gle/W7nLLqzfcKKH7Fuf9, por email, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., na Câmara Municipal e ainda na Junta de Freguesia de Arrouquelas, para moradores naquela localidade. Após a inscrição, os munícipes recebem, gratuitamente, em suas casas, um balde para separação dos resíduos orgânicos, um guia de compostagem e o código para o cadeado do compostor comunitário.

A Câmara Municipal, em colaboração com a instituição de educação ambiental MudaTuga, vai organizar ações de formação gratuitas para apoiar no desenvolvimento boas práticas de compostagem, disponibilizando ainda um manual de compostagem.

Cuidar do ambiente é dar mais qualidade de vida aos cidadãos. Colocar Rio Maior a compostar é o desafio da Câmara Municipal, pois cuidar do ambiente é dar mais qualidade de vida aos cidadãos.

A compostagem é o processo de reciclar resíduos orgânicos que se geram na cozinha e jardim, transformando-os em adubo rico em nutrientes para o solo. Pode ser feita por qualquer pessoa, em casa com jardim ou quintal. Com este processo, evita-se que os bio-rresíduos sejam depositados em aterros sanitários, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, evitando a sobrecarga de aterros sanitários, e contribuindo para a saúde dos solos.

Consultar Folheto de Divulgação e Manual de Compostagem em anexo

Fazer descarga de anexos: