João Paulo Garcia Vieira - Medalha de Honra da Cidade de Rio Maior

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Irmão gémeo de Sérgio Vieira, natural de Portimão e radicado em Rio Maior desde os dois anos de idade, representou o Clube de Natação de Rio Maior na modalidade de marcha atlética entre 1990 e 2010 e o Sporting Clube de Portugal, a partir de setembro deste último ano. Entre os seus feitos, incluem-se o ter batido o recorde nacional da categoria, no Campeonato Mundial de Juniores, na prova de 10km marcha, em 1994, feito que repete no ano seguinte e se estende às provas de 5km, 20km estrada e 20km pista. Em 2005 conquista o título de Campeão Nacional. Representou o país em diversos Campeonatos da Europa e Mundiais.

Distinguido com a Medalha do Concelho em 1993 e 2003, volta a ser homenageado pelo Município de Rio Maior em 2006 pela sua carreira desportiva e pela participação nos Jogos Olímpicos, decorridos no Rio de Janeiro nesse ano. Em 2019, pelo feito de, aos 43 anos de idade, alcançar a medalha de bronze nos 50kms, na Taça da Europa de Marcha 2019, decorrida em Altyus, na Lituânia e a medalha de prata na mesma modalidade no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Doha, no Qatar, tornando-se o mais velho atleta de sempre a conquistar uma medalha em campeonatos mundiais de atletismo, o Município de Rio Maior volta a prestar tributo a João Vieira com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade de Rio Maior.