Pedro Miguel Piriquito Isidro - Medalha de Mérito Grau Prata

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Atleta de alta competição do desporto adaptado, na modalidade de marcha atlética, Pedro Isidro começou a carreira, em 1997, com 11 anos, pelas mãos de Egídio Bernardes, na Escola de Desporto Adaptado de Rio Maior, organismo resultante da parceria do Centro de Educação Especial de Rio Maior “O Ninho” com a Delegação de Amadora da Associação Portuguesa de Deficientes. No ano de 2003 torna-se atleta do Sport Lisboa e Benfica e recebe a distinção “cada terra tem a grandeza dos seus filhos” pela Câmara Municipal de Rio Maior, face ao seu desempenho e sucesso alcançado na respetiva modalidade desportiva. Em 2008 estreia-se nos 50 km, depois de três provas de 35 km em campeonatos nacionais de Sub 23, em que alcança o 2.º lugar, e participação na Taça do Mundo em Cheboksari, Rússia, onde estabelece o recorde pessoal de 1h25m22s.

Em 2010, Pedro Isidro obteve a Medalha de Ouro no Campeonato da Europa de Atletismo da INAS-FID, na Croácia e, no mesmo ano, bate o recorde mundial dos 3000 metros e alcança a medalha de ouro no VI Campeonato do Mundo de Pista Coberta INAS-FID, organizado pela Suécia. Ainda neste ano, foi homenageado com a Medalha de Mérito, Grau Prata pela Câmara Municipal de Rio Maior, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal, porque, conforme declarado na ocasião, os seus feitos orgulham a instituição e o concelho, pelo que é devido o reconhecimento da comunidade.