Vanessa de Sousa Fernandes - Medalha Municipal de Mérito

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Atleta portuguesa olímpica, praticante das modalidades de duatlo e triatlo, natural de Perosinho, Vila Nova de Gaia, Vanessa de Sousa Fernandes subiu aos pódios de competições nacionais e internacionais, alcançando inúmeras vezes os títulos de campeã europeia e mundial. Em 2004 recebe a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito pela Presidência da República e em 2007 a Medalha Olímpica Nobre Guedes.

No ano em que a Câmara Municipal de Rio Maior a distingue com a Medalha Municipal de Mérito, Vanessa de Sousa Fernandes alcança nos Jogos Olímpicos de Pequim a medalha de prata na prova de triatlo, tornando-se a primeira atleta portuguesa a conseguir uma medalha olímpica nesta edição dos jogos.

Na sessão solene, em que a triatleta da seleção nacional foi representada por José Claudino, da DESMOR, EM, SA, referiu-se que Vanessa de Sousa Fernandes recorre ao Complexo Desportivo e ao Centro de Estágios e Formação Desportiva, para realizar os seus estágios.