Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

A Escola Secundária de Rio Maior vem dar continuidade a um trajeto iniciado há cerca de uma centena de anos, pelos párocos Faustino Ferreira do Espírito Santo e Joaquim Filipe Vitorino Botelho, dinamizadores da primeira escola municipal fundada na localidade de Rio Maior, em 1886, e percorrido também por Augusto César da Silva Ferreira que, em 1924, funda com o apoio da Câmara Municipal, presidida à época por Eugénio Casimiro, a Escola Comercial Municipal de Rio Maior.

Desde o ano letivo de 1924/25 ao de 1968/69 foi o município que tutelou a escola e a partir do ano letivo seguinte passa a constituir uma secção da, à época, Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha, atual Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Em 1975 a Escola Secundária de Rio Maior ganha autonomia e em 1984 instalações definitivas, no local onde ainda hoje se mantém. Em 1997 passa a ter como patrono Augusto César da Silva Ferreira, em reconhecimento pelo seu inestimável contributo para a causa do ensino em Rio Maior.

Pelo trabalho desenvolvido, ao longo de décadas, em prol da juventude riomaiorense e contributo dado ao progresso e desenvolvimento local, foi atribuída a Medalha do Concelho, recebida na sessão solene por Virgílio Pestana, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira.

À margem destas distinções foram ainda atribuídos os prémios das 1ªs Jornadas da Juventude em Fotografia Digital a: 1º João Lopes, 2º H2O, 3º Pedro Abreu; Paint-Ball a: 1º H2O, 2º Associação de Estudantes da ESDRM, 3º EPRM e Challenger a: 1º Juventude de Arruda dos Pisões, 2º “Os imparáveis” (Escola Secundária) e 3.º Escola Profissional de Rio Maior (Equipa 1).