João Pereira Lopes - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Empresário, cofundador da 3.ª série do jornal O Riomaiorense, publicado entre 1949 e 1965, João Pereira Lopes será também responsável pela direção de O Zé, colaborado, entre outros, por Júlio Carreira, João Machado da Cruz e Fernando Casimiro. A nível literário, destaque-se a coautoria na compilação As Aparições de Asseiceira, de 1954 e, em termos de ação local, a participação na fundação do Clube de Natação em 1986 e a criação da Fundação Lopes, ao abrigo da qual será lançado o jornal Região de Rio Maior e relançada a Rádio Maior, emissora local de radiodifusão.

Falecido em 1988, João Pereira Lopes vê os resultados da sua dedicação à causa pública e a Rio Maior reconhecidos a título póstumo com a atribuição da Medalha do Concelho, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Rio Maior decorridas em 1993.