Inês Pereira Henriques - Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro-Honra

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Atleta do Clube de Natação de Rio Maior, natural do concelho, fez toda a sua formação no Complexo Desportivo de Rio Maior. Conquistou diversos títulos nacionais na modalidade de marcha atlética e representou o país em campeonatos europeus e mundiais, bem como nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016. Nesta última prova alcançou o 12.º posto nos 20km marcha. Foi homenageada pelo Município de Rio Maior nos anos de 2000, 2003, 2006 pela sua carreira desportiva e em 2016 pela participação nos Jogos Olímpicos, decorridos no Rio de Janeiro nesse ano.

Inês Pereira Henriques volta a ser homenageada pela Câmara Municipal de Rio Maior, desta feita pela conquista, aos 37 anos de idade, da Medalha de Ouro no Campeonato Mundial de Atletismo de Londres, na prova dos 50km femininos de marcha atlética decorrida a 13 de agosto de 2017, prova em que almejou também bater o recorde mundial, que já antes lhe pertencia.

Com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro-Honra, o Município de Rio Maior reconhece todo o percurso de Inês Pereira Henriques no atletismo e o seu contributo, enquanto atleta do Clube de Natação de Rio Maior, na promoção da “Cidade do Desporto”.