Jorge Fernandes Miguel - Medalha Municipal de Mérito Grau Prata

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Nasce no Fundão em 1948 e fixa residência, com a família, aos dez anos de idade na Vila da Marmeleira, concelho de Rio Maior. Apaixonado pelo desporto desde jovem, praticou futebol e atletismo. Em 1980, fez o curso de treinador e seis anos depois, a convite da Câmara Municipal, começou a dinamizar o atletismo em Rio Maior. Em resultado do seu trabalho, mais de uma dezena de atletas do Clube de Natação de Rio Maior participam em campeonatos mundiais e provas olímpicas.

Entre as condecorações e homenagens recebidas, contam-se o prémio “Treinador de Excelência” conferido pela Associação Europeia de Atletismo em 2014 e o “Prémio Personalidade do Ano 2015”, na área do Desporto, atribuído pelo jornal O Mirante.

Homenageado pela Câmara Municipal em 1991, a 8 de setembro de 2017 é-lhe atribuída uma peça de cristal representativa da Medalha de Ouro conquistada por Inês Henriques nos Mundiais de Atletismo, decorridos nesse ano em Londres e volta a ser-lhe reconhecido o mérito como treinador com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal.