Regime Escolar

Este regime visa promover o consumo de fruta, produtos hortícolas e bananas e de leite e produtos lácteos às crianças nos estabelecimentos de ensino (Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico).

Nos estabelecimentos de ensino do Município de Rio Maior são distribuídos 2 vezes por semana fruto hortícolas e bananas e diariamente é distribuído leite.

O regime escolar prevê a implementação de Medidas Educativas de acompanhamento que visam a promoção do consumo de fruta, produtos hortícolas e bananas e de leite e produtos lácteos junto das crianças e alunos, assim como a sensibilização para questões ambientais, nomeadamente no que respeita à produção e consumo sustentável e combate ao desperdício alimentar.

No âmbito das Medidas Educativas de Acompanhamento do Regime Escolar, o Serviço de Nutrição promoveu a atividade “Ateliê do Mercadinho”, com o objetivo de promover o consumo de alimentos de produção local junto dos alunos do 1ºCEB dos Agrupamentos de Escolas do Município de Rio Maior.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Mercado Municipal, bem como todos os alimentos expostos, nomeadamente, frutas, hortícolas, leguminosas, pescado entre outros.

Durante a atividade foi lançado o desafio “Sopa do Mercado”, com o objetivo de envolver os Encarregados de Educação e alunos na preparação e confeção de uma sopa através da utilização de vegetais de produção local.

Sopa de brócolos - EB Mina do Espadanal 2º C

Sopa de ervilhas - EB Mina do Espadanal 2ºC

Sopa de feijão verde - EB Mina do Espadanal 2º D

Sopa de legumes - EB Fernando Casimiro 4º E