COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) – 1.º CICLO

ANO LETIVO 2022-2023

Inscrição online na Plataforma SIGA - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) – 1.º CICLO

A inscrição para o Serviço de Acolhimento e Componente de Apoio à Família (CAF) para o ano letivo 2022-2023 encontra-se já disponível na plataforma SIGA - Plataforma Municipal de Gestão Educativa, até ao dia 31 de julho.

A CAF destina-se a assegurar o acompanhamento dos/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico que necessitem do respetivo serviço de prolongamento de horário e, durante o horário de trabalho dos seus respetivos Pais e/ou Encarregados de Educação.

Funcionará, durante o período de aulas, designadamente a seguir às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s) e, ainda nos períodos de interrupção letiva ou férias escolares (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, que incluirá os meses de julho e agosto), de acordo com o seguinte horário:

·         Acolhimento: funcionará entre as 7:30 e as 9:30 para receção e supervisão dos/as alunos/as que chegam às Escolas antes do horário letivo.

·         CAF: funcionará, durante o período de aulas e a seguir às AEC´s, entre as 17:00 e as 19:00, bem como durante os períodos de interrupção letiva, durante as férias escolares, entre as 7:30 e as 19:00.

Em ambos os respetivos serviços será desenvolvido um programa de atividades específico por Técnicos com experiência em dinamização de atividades junto de crianças e jovens e adaptado à faixa etária e características dos/a alunos/as inscritos.

A CAF tem início no primeiro dia útil do mês de setembro, desde que exista um número mínimo de crianças inscritas, considerando os espaços escolares em que o mesmo decorre.

A frequência de Acolhimento e CAF está sujeita ao pagamento de uma comparticipação mensal que é definida anualmente, por deliberação da Câmara Municipal, considerando os princípios do equilíbrio e igualdade, mediante realização de estudo económico-financeiro para o efeito, bem como ao posicionamento nos escalões de atribuição do Abono de Família:

Tipo de Modalidade Escalão do Abono de Família Valor

Acolhimento

(7h30 às 9h30)

Escalão A Redução de 75% da mensalidade

CAF

(17h às 19h)

Escalão A Redução de 75% da mensalidade
Acolhimento e CAF   Escalão A Redução de 75% da mensalidade
Escalão C e restantes Totalidade do valor da mensalidade

No ato de inscrição para Acolhimento e CAF deverão ser anexos à candidatura, os seguintes documentos:

a)       Declaração da entidade patronal/Centro de Emprego com a indicação do horário e local de trabalho dos pais ou encarregados de educação;

b)      Documento emitido pelo serviço competente relativo ao posicionamento nos escalões de atribuição do Abono de Família.

Para a referida inscrição é necessário possuir os códigos de acesso relativos a cada aluno/a. Caso, o Encarregado de Educação não possua os códigos de acesso ao SIGA pode efetuar o seu pedido por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  indicando os seguintes dados:

- Nome completo do/a aluno/a e NIF;

- Data de nascimento do/a aluno/a;

- Escola onde está matriculado e ano de Escolaridade;

- Nome do Encarregado de Educação e NIF.

Após a receção dos códigos de acesso deverá aceder ao site https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx e no menu “Candidaturas” proceder à inscrição, selecionando o formulário adequado:

- 1.º Ciclo do Ensino Básico – CAF (22/23)

Nota importante:

- Só poderão frequentar os serviços os/as alunos/as cujas candidaturas foram aprovadas.

- Poderão ser aceites inscrições no referido serviço fora do prazo previsto, as quais ficarão dependentes da aprovação da candidatura e comunicação aos estabelecimentos de ensino respetivo para verificação da vaga.

Informações e Esclarecimentos:

Em caso de dúvida poderá contatar o Serviço de Educação da Câmara Municipal através dos números: 243 999 326 ou 243 999 300, entre as 9:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 17:00 ou por e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.