sexta-feira, 17-11-2017.

União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João

A freguesia de São João da Ribeira localiza-se na zona centro do Concelho de Rio Maior e tem uma área total de 1228 ha, com uma população de 892 habitantes (censos de 2011) e uma densidade populacional de 0,73 hab/ha.
Situada num vale à beira do rio Maior, é uma importante freguesia no que diz respeito a produção vinícola, azeite, cereais, e legumes, contando ainda com algumas explorações pecuárias e da indústria transformadora de tomate.
A sua Igreja Matriz de nave única, muito adulterada ao longo dos séculos, tem a sua origem na cristianização de uma mesquita árabe, desta subsistindo, apenas, uma torre circular que se encontra adoçada ao muro do cemitério contíguo à igreja. A confirmar a antiguidade do templo, encontram-se diversas cabeceiras medievais (estelas), reaproveitadas como degraus. O altar-mor é revestido por um painel de azulejos mudéjares quinhentistas. A Igreja já se encontra recuperada sendo uma obra digna de ser vista, como a sua Torre Mourisca de 1111 e talvez única no país, ou o Cruzeiro de S. João da Ribeira, podendo visitar-se também o Museu Etnográfico e a Quinta do Seabra.

O poeta Ruy Belo era natural de S. João da Ribeira, tendo nascido nesta localidade a 27 de fevereiro de 1933, sendo hoje em dia uma das referências de Rio Maior.
A freguesia e o aglomerado de São João da Ribeira tem na EN114 a principal via de acesso à freguesia. Esta atravessa o aglomerado no sentido Este-Oeste e garante uma rápida ligação à cidade de Rio Maior. A freguesia é atravessada ainda pela via A15, mas esta não tem nenhum acesso direto à freguesia (acesso mais próximo é na freguesia de Malaqueijo). Para além destas, a freguesia contempla ainda a EM599, EM514 e o CM1312, sendo que a primeira garante o acesso à A15.

A freguesia de Ribeira de São João localiza-se na zona centro do Concelho de Rio Maior e tem uma área total de 789 ha, com uma população de 496 habitantes (censos de 2011) e uma densidade populacional de 0,63 hab/ha.

A freguesia da Ribeira de São João foi criada em 16 de maio de 1984, após ser desanexada da freguesia de S. João da Ribeira, à qual pertenceu, exceto durante um pequeno período, no início do século XVIII, em que integrou a freguesia de Rio Maior. O crescimento e desenvolvimento do núcleo primitivo da Ribeira de S. João centrou-se no rio Maior, podendo assim beneficiar das potencialidades agrícolas dos terrenos de aluvião, bem como fazer daquele curso de água a força motriz dos seus moinhos e azenhas. Os frades da Ordem de Cister construíram alguns destes moinhos, tendo sido um deles um hospício: o Moinho da Ordem.
As terras que atualmente constituem a freguesia pertenciam, nos inícios do século XVI, ao descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral.

Nas "Memórias paroquiais" da então freguesia de S. João Baptista da Ribeira, datadas de 1758, o vigário Carlos José de Moura, no capítulo das ermidas, faz referência à "ermida de Nossa Senhora da Barreira" dizendo que ela "está ao pé de quatro moradores e também é da administração do povo". Esta antiga capela seria elevada à categoria de igreja paroquial aquando da constituição da freguesia canónica em 1985, mantendo como orago Nossa Senhora da Barreira. A pequena ermida, construída no século XV e restaurada por diversas vezes, a última das quais em 1983, possui uma magnífica imagem quatrocentista figurando a padroeira.

É um território iminentemente agrícola, onde as culturas da vinha e do tomate predominam, tendo na indústria e na pecuária as suas atividades principais. Na área do desporto existem alguns equipamentos de referência, como o pavilhão desportivo e campos de jogos grandes, tratando-se de estruturas que estão ao serviço das duas coletividades locais: o Clube Desportivo Agrícola Ribeirense, uma das mais antigas associações do concelho; e a Associação Físico Cultural da Ribeira de S. João, fundada em 1988. As acessibilidades ao concelho são boas, sendo a principal a EN114, garantindo a ligação Este-Oeste e ligando a freguesia a Rio Maior (via Boiças) e à A15.

Contactos da Junta de Freguesia:
Tel.: 243 949 131
Website: www.sjr-rsj.pt