quarta-feira, 16-04-2014.

Apresentação do livro “TEMPOS IDOS” de Nazareth Varella

Decorreu no passado dia 12 de Abril na União Recreativa Sanjoanense, em S. João da Ribeira, a apresentação do livro “TEMPOS IDOS” da autoria de Nazaré Varela, contando com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, do vereador Lopes Candoso, do antropólogo Aurélio Lopes, do presidente da APRODER, Adelino da Costa Bernardes e da arquiteta Maria João Botelho.

O livro retrata as várias memórias de Nazaré Varela relativamente à sua terra e às suas gentes, memórias essas complementadas por uma extensa coleção de fotografias e documentos que retratam as vivências da freguesia e ilustram as memórias da autora que para isso, procedeu a um intenso trabalho de pesquisa.

Maria da Nazaré Coelho Delgado Fernandes de Sousa Varela nasceu em S. João da Ribeira em 1931. Exerceu funções de Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João da Ribeira, esteve ligada ao Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira desde a sua fundação e à constituição do Museu Rural e Etnográfico de S. João da Ribeira. Toda a sua dedicação à terra, que a viu nascer, originou agora este trabalho publicado em livro.