quinta-feira, 16-01-2014.

Núcleo Executivo do CLAS tomou posse

O Núcleo Executivo do CLAS (Conselho Local de Ação Social) reuniu no passado dia 13 de Janeiro para a tomada de posse dos seus membros para o Biénio 2014/15.

O Núcleo executivo continua a ser presidido por Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, sendo ainda constituído por um representante de cada uma das seguintes entidades: Segurança Social, Conferência de Santo António da Sociedade S. Vicente de Paulo, Unidade de Cuidados na Comunidade de Rio Maior, Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Junta de Freguesia de Rio Maior, Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior e pela Conselheira Local para a Igualdade, Olga Paula.

Após a tomada de posse os membros eleitos tomaram conhecimento do ponto de situação de diversos assuntos, entre os quais, a Aprovação por parte do ISS da Candidatura Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Assinatura do Protocolo com a Associação Malaqueijo Solidário para a cedência do espaço da Escola EB de Malaqueijo para a instalação do Banco de Ajudas Técnicas, o período de candidaturas para a atribuição de Apoio à Melhoria das Condições Habitacionais de Estratos Sociais Desfavorecidos, entre outros.

Foi ainda discutido o ponto de situação do Espaço É Solidário, futura loja de âmbito social de Rio Maior, que funcionará no âmbito do CLDS+, com instalações no 1º piso do Mercado Municipal de Rio Maior. Em debate igualmente as possíveis formas de dinamização do projeto “Rio Maior Voluntário”, projeto que visa captar possíveis voluntários para ajudar e colaborar com as IPSS’s locais e outras entidades.

Os membros do Núcleo Executivo tomaram ainda conhecimento com a atual realidade do desemprego em Rio Maior. Segundo os dados disponibilizados pelo IEFP, referentes a Novembro de 2013, o número de desempregados do concelho tem caído sucessivamente atingindo atualmente cerca de 965 pessoas, número sensivelmente igual ao registado em Janeiro de 2012, o que representa uma queda de 21,3% no número de desempregados no concelho, face a Janeiro de 2013.