terça-feira, 19-11-2013.

I Jornadas da Associação de Judo do Distrito de Santarém

A Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS), em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), realizou no passado dia 16, no auditório da referida escola, as primeiras Jornadas da Associação de Judo de Santarém, iniciativa direcionada a atletas, treinadores, dirigentes associativos, profissionais, intervenientes das áreas desportiva e educativa e ainda público em geralEstas jornadas intituladas “O Judo, Perspetivas e Futuro”, visaram promover a modalidade na região, fomentar a melhoria dos resultados desportivos no plano internacional, identificar os atuais problemas de desenvolvimento do judo e debater soluções para os mesmos.

A sessão de abertura destas jornadas foi presidida por Félix Romero, Subdiretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, António Leal, Presidente da Direção da Associação de Judo do Distrito de Santarém, Costa Oliveira, Presidente da Federação Portuguesa de Judo e João Rebocho, Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Rio Maior. O Presidente da AJDS destacou que “a promoção do desenvolvimento do Judo na Região de Santarém e em Portugal, com a melhoria dos resultados desportivos no plano internacional são os objectivos que todos perseguimos”.  Por sua vez, João Rebocho felicitou a organização destas jornadas pela cidade escolhida, “Rio Maior, Cidade do Desporto, é uma imagem de marca reconhecida por todos, e nós pretendemos envolver e acolher todas as modalidades desportivas”. O representante da autarquia riomaiorense formulou ainda o desejo de que “a organização alcançasse os objetivos traçados para estas primeiras Jornadas Nacionais do Judo em Portugal”.

O restante programa foi dividido em quatro painéis “Judo - Dimensão Educacional da Modalidade”; “O Dirigente Desportivo no Judo - Perspetivas de Desenvolvimento Associativo e de Clube”; “A Intervenção do Árbitro no Judo - De Agente Modelador na Iniciação Desportiva a Agente Regulador no Rendimento Desportivo” e “Judo e Alta Competição - A Dedicação para a Excelência do Olimpismo”. Nesta sessão foram ainda homenageados os atletas, árbitros, clubes e treinadores que mais se destacaram no panorama do judo do distrito de Santarém na última época.