terça-feira, 19-11-2013.

Prémio António Quadros 2013 foi entregue a Teolinda Gersão

O Prémio António Quadros 2013, na categoria Romance, foi entregue no último sábado à escritora Teolinda Gersão, pelo romance “A cidade de Ulisses”.
O galardão, uma escultura em madeira e bronze da autoria de Cristina Rocha Leiria, foi entregue pela presidente da Fundação, Mafalda Ferro, nas instalações da Biblioteca Municipal de Rio Maior, local onde está sediada esta instituição.
O júri do prémio foi presidido por Manuel Cândido Pimentel e constituído também por Alexandra Lopes, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuel Frias Martins e Maria João Lopo de Carvalho.
O prémio que distingue obras de filosofia ou romance foi entregue pela primeira vez em 2011, à obra "Natureza, Razão e Mistério”, de Afonso Rocha, e, no ano passado, a “Lendas da Índia”, de Luís Castro Mendes.
Após a cerimónia de entrega do Prémio, António Braz Teixeira e Renato Epifânio apresentaram a 12.ª edição da revista Nova Águia que destaca a personalidade de António Quadros como “rosto mais visível da Filosofia Portuguesa”.
António Quadros editou cerca de 25 livros de ensaios, entre os quais “Portugal Razão e Mistério” e “Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista”, três de poesia, nomeadamente “Imitação do Homem”, e quatro de ficção, como “Histórias do Tempo de Deus”.
A Fundação António Quadros foi criada em janeiro de 2009, por iniciativa da sua filha, Mafalda Ferro. A Fundação é uma instituição sem fins lucrativos de apoio à investigação e divulgação da vida e obra de António Quadros e também dos seus pais, a escritora e poetisa Fernanda de Castro e o jornalista, escritor e diplomata António Ferro.
De salientar que este ano passam 20 anos sobre a morte do filósofo e ensaísta António Quadros e 90 anos do seu nascimento.
No final da cerimónia a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior, Ana Filomena Figueiredo, ofereceu algumas lembranças de Rio Maior à escritora galardoada, aos júris do concurso e à Presidente da Fundação António Quadros.