quinta-feira, 07-11-2013.

Rio Maior comemorou Feriado Municipal

O concelho de Rio Maior comemorou na quarta-feira, 6 de Novembro, o seu feriado municipal. Como habitualmente o ponto alto das comemorações foi a sessão solene comemorativa realizada nos Paços do Concelho, antecedida do hastear da bandeira ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior.

Sessão solene que teve o seu inicio com o discurso da Presidente da Câmara, Isaura Morais, com um apelo à união de todos os riomaiorenses em torno das suas causas comuns e ao abandono de estrátegias meramente partidárias para que se possam alcançar os melhores resultados para o concelho de Rio Maior. Um discurso focado também na temática social, que a autarca garante ser uma das suas prioridades para o atual mandato.

Seguiram-se as homenagens a empresas e personalidades locais, pela sua contribuição para o desenvolvimento e afirmação do concelho no contexto local e regional. Assim foram homenageados com a Medalha de Mérito do município, grau Prata, as empresas Matelmor, Transave, Rádio Hiper FM, Jornal Região de Rio Maior, Agência e Viagens Lucas e, a título individual, Germinal Júlio Trindade Cunha, Vítor Manuel Montez Coelho, Avelino Marques dos Santos, Vicente Manuel Vitorino Dias e Marcolino Alves Duarte.

Com a Medalha de Honra do Concelho foi distinguido o ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior Silvino Sequeira, pelos seus 34 de presença consecutiva em executivos municipais, quer como presidente, quer como vereador. Após receber a medalha Silvino Sequeira, visivelmente emocionado, relembrou os seus anos de mandato focando como ponto alto a instalação em Rio Maior da Escola Superior de Desporto.

Após a sessão solene, seguiu-se o  descerramento da placa alusiva à requalificação da Zona Central da Cidade, na Rotunda que agora passa a ser conhecida por Rotunda do Município. Depois da colocação de uma coroa de flores no obelisco comemorativo do 1º Centenário do Concelho e da homenagem a S. Nuno de Santa Maria, com a presença do Agrupamento local de Escuteiros, a comitiva descerrou nova lápide, desta vez lembrando o antigo Largo Marechal Carmona, cujo fontanário se encontra agora recolocado junto à Igreja Paroquial, onde foi posteriormente celebrada uma missa solene em homenagem aos riomaiorenses.

Durante a tarde realizou-se, no pavilhão multiusos, mais um encontro dos idosos do concelho de Rio Maior, que juntou 1300 “jovens de outrora” para uma saudável jornada de convívio. As comemorações do feriado municipal de Rio Maior terminam no sábado, 9 de Novembro, pelas 15h30, com o Cineteatro Municipal a receber a XIII Gala de Acordeão Eugénia Lima.