segunda-feira, 29-07-2013.

Autarquia beneficia património e troços da rede viária municipal

Com o objetivo de melhorar a circulação automóvel, bem como as acessibilidades entre as povoações, a Câmara Municipal de Rio Maior está a proceder, em todo o concelho, a um vasto rol de melhoramentos em troços da rede viária onde o piso se apresentava irregular ou desgastado.
Neste sentido encontram-se em fase de conclusão diversas empreitadas, nomeadamente a pavimentação e arranjo de valetas na estrada do Quintão e na estrada de ligação entre Asseiceira e Anteporta.
Decorrem ainda beneficiações na estrada Vale BarcoCabeça Gorda, a aplicação de micro-aglomerados, pintura e arranjos de valetas nas estradas Arruda dos PisõesCorreias e Casais SilvasAbuxanasCasais da Serra. Procede-se à substituição de passadeiras em calçada na Avenida dos Combatentes (antiga EN 1), bem como diversas pavimentações nas freguesias de Arrouquelas, Assentiz, Azambujeira, Malaqueijo, Outeiro da Cortiçada, Fráguas e Rio Maior (Vale de Óbidos, Abuxanas e Fonte da Bica).
Para além da rede viária a autarquia riomaiorense está a ultimar os trabalhos no fontenário junto à Igreja Paroquial de Rio Maior indo em breve começar com obras de recuperação do Coreto da Fonte da Bica, a pintura da Torre da Igreja em Malaqueijo e pintura do edifício e recuperações na Biblioteca Municipal de Rio Maior.
Concluídos estão também os trabalhos de beneficiação na Praça do Comércio, em Rio Maior, e a 1.ª fase do Pavilhão Polidesportivo, na Vila de Alcobertas.
Para além de todo este vasto conjunto de obras, a Câmara Municipal de Rio Maior tem ainda a concurso público a 4.ª fase de construção e beneficiação de troços da rede viária, sendo eles: CM 1307 (ligação Ribeira de Santo André – Anteporta); Ligação EM 508 (Porto Sapato – Vale de Óbidos); EM 510 (ligação Anteporta – Arrouquelas – Assentiz; EM 511 (ligação Valteira – Gançaria); EM 583 (aplicação de micro-aglomerados na ligação Via Vai – Arruda dos Pisões); EN 1 (ligação Rio Maior – Asseiceira); CM 1300 e EM 566 (Ligação Teira – Casal da Velha) e CM 1305 (ligação Casais Silvas – limite do concelho).
A autarquia pretende ainda arrancar em breve, com a regularização do abastecimento de água e recuperação do depósito de Malaqueijo.
Esta é uma forte aposta por parte da autarquia na recuperação e beneficiação da rede viária municipal, possibilitando aos seus utilizadores uma maior comodidade e segurança
A preservação e recuperação do património cultural tem sido também uma das diretrizes traçadas por este executivo.
De realçar que a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, tem acompanhado de perto o desenvolvimento destas obras.