sexta-feira, 19-07-2013.

Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior entrou em funcionamento

No passado dia 12 de Junho foi apresentada, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Rio Maior, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior (RBCRM).
Presentes nesta cerimónia estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, o Diretor da Escola Secundária, José Albino Frazão, o Diretor do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Alexandre Canadas, o Vice-Presidente do Agrupamento de Escolas Escola Fernando Casimiro, Paulo Almeida, o Presidente do Conselho de Gerência da Escola Profissional de Rio Maior, Lopes Candoso, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Cabral, a Diretora da Biblioteca Municipal Laureano Santos, Carla Barata, para além dos coordenadores das bibliotecas escolares e diversos professores bibliotecários, tendo os parceiros que compõem a RBCRM assinado no final o protocolo de colaboração.
A criação desta rede ocorre depois de diversas iniciativas conjuntas entre a Biblioteca Municipal de Rio Maior e as bibliotecas escolares do concelho. De forma a melhor estreitar essa ligação e reforçar de forma efetiva e duradoura toda esta cooperação existente optou-se por, de comum acordo, criar esta rede que vai permitir uma melhor colaboração entre todas estas instituições, nomeadamente no que diz respeito à gestão conjunta e partilha das coleções que cada uma dispõe.
A Rede permitirá uma melhor promoção do livro e da leitura como parte fundamental da educação e da aprendizagem contínua do ser humano, utilizando os recursos partilhados para promover atividades pedagógicas e de promoção das bibliotecas e seus serviços que em muito beneficiarão o público riomaiorense, potenciando o aumento do número de utilizadores destes nossos serviços.
Desta rede fazem parte a Biblioteca Municipal de Rio Maior, a Biblioteca Popular da Vila da Marmeleira, e as Bibliotecas Escolares da Escolas Profissional e Secundária de Rio Maior, bem como dos Agrupamentos Marinhas do Sal e Fernando Casimiro.
O logótipo associado a esta rede agora criada, é da autoria do jovem riomaiorense Sérgio Filipe Miguel, que foi o vencedor de um concurso promovido pela Biblioteca Municipal de Rio Maior
Os serviços da Rede de Bibliotecas e a sua interação com o público estão disponíveis não nos balcões físicos das instituições, mas também num portal online que permite a partilha de informação entre todos os participantes.
Esse portal está disponível no endereço http://rbcrm.cm-riomaior.pt/, estando nele disponível todo o catálogo de livros das bibliotecas pertencentes a esta rede