terça-feira, 16-07-2013.

Fundação António Quadros abriu portas em Rio Maior

Foi num ambiente festivo que a Fundação António Quadros inaugurou as suas instalações em espaço cedido pela Câmara Municipal de Rio Maior.
A cerimónia decorreu na tarde do último sábado na Biblioteca Municipal de Rio Maior, local que alberga agora todo o espólio de António Quadros e de seus pais Fernanda de Castro e António Ferro.
Neste espaço pode-se encontrar, para além de imensos livros, quadros da família, diversas obras de arte originais, monografias, recortes de imprensa, fotografias e até mesmo uma antiga mesa que António Quadros guardava na sua casa de Vale de Óbidos.
Na cerimónia de inauguração usaram da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Presidente do Centro Nacional de Cultura e membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros, Guilherme d’Oliveira Martins, a Presidente da Fundação, Mafalda Ferro, e a designer Mafalda Samwell Diniz, autora da imagem gráfica da Fundação.
Isaura Morais começou por afirmar que “ter a Fundação António QuadrosCultura e Pensamento em Rio Maior é para nós um orgulho imenso e prova de que, mesmo em tempos em que as verbas escasseiam, é possível continuar a aposta na cultura”.
Prosseguindo, a Presidente da Câmara frisou ainda: “Todos sabemos que a ligação de António Quadros a Rio Maior, terra que escolheu para ser o seu local de reflexão, tendo aqui produzido muito do seu trabalho, foi um dos pontos de partida para que pudéssemos levar a bom porto este acordo entre as duas entidades”.
A finalizar a edil riomaiorense afirmou que “a fundação contará sempre com o apoio da Câmara Municipal para que possa aqui desenvolver as ações de carácter cultural, artístico, científico, educativo e social que promovam um maior conhecimento da literatura portuguesa e que se fale de Rio Maior também por esse trabalho de promoção e investigação literária”.
Para Mafalda Ferro “mudar as instalações da fundação para Rio Maior representa uma das maiores homenagens que este ano foi prestada a António Quadros”, destacou a Presidente da Fundação.
De realçar ainda que nesta cerimónia, para além de muitos amigos da família, marcaram presença os três filhos de António Quadros, Mafalda, António, e a escritora Rita Ferro.
A Fundação António Quadros - cultura e pensamento tem por fim o estudo e a divulgação do Pensamento e da Obra de António Quadros, Fernanda de Castro, António Ferro e de quaisquer personalidades de mérito, através de acções de carácter cultural, artístico, científico, educativo e social com especial enfoque nas áreas da cultura popular, literária, histórica, e do estudo do pensamento filosófico em Portugal.