segunda-feira, 15-07-2013.

Salinas de Rio Maior relembraram os Templários

No passado fim-de-semana as salinas de Rio Maior acolheram uma recriação histórica do longínquo ano de 1177. A recriação foi baseada no primeiro documento conhecido sobre as Salinas, que retrata a venda de 1 quinto do poço por Pero d’Aragão e sua esposa Sancha Soares à Ordem dos Templários, tendo o resultado sido uma belíssima encenação com trajes da época, sem faltar a celebração do contrato pelo escriba local com os seus instrumentos tradicionais. Os cavaleiros templários foram depois guiados por Pero d’Aragão numa visita ao interior das salinas que acabaram de adquirir.
O evento contou ainda com um acampamento Militar Templário; Treino de Armas; Palestra – As Armas ofensivas e defensivas dos Templários; Mesa Pedagógica – A Construção do escudo medieval e a arte da malha de aço e a recriação de um almoço com Pero d’Aragão e os Cavaleiros do Templo, no qual participaram a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Vice-Presidente, Carlos Frazão, e a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, bem como diversos habitantes daquela pequena povoação trajados com indumentárias tradicionalmente utilizadas à época.
Esta foi mais uma iniciativa de promoção do ex-libris turístico do concelho, à qual assistiram largas centenas de pessoas.