quinta-feira, 20-06-2013.

Workshops de Bullying chegaram a 1034 alunos do Concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior, através do RM Jovem/Serviço de Juventude, realizou Workshops sobre Bullying e Sexualidade | Vida Afetiva em todas as escolas do 3º ciclo, ensino secundário e profissional da cidadeAs escolas Secundária, Profissional, “Marinhas do Sal” e “Fernando Casimiro” receberam estas iniciativas entre os meses de fevereiro e junhode 2013.

Os Workshops de Bullying abrangeram um total de 1034 alunos e respetivos docentes acompanhantes que consideraram a atividade muito útil e salientaram a importância destasiniciativas práticas e motivadoras junto da comunidade escolar locale até sugeriram o seu alargamento a faixas etárias mais jovens.Na opinião geral dos participantes deveriam existir mais iniciativas do género nas escolas e apontaram como temas a abordar em futuros Workshops o “alcoolismo” e “toxicodependências”, no caso dos docentes, e os alunos, para além desses dois temas, elegeram maioritariamente a “violência doméstica” como assunto a tratar em próximas atividades.

Relativamente à avaliação feita pelos jovens à questão “Como avalias o que aprendeste hoje?”, a maioria dos alunos (729) considerou o workshop muito útil para o seu desenvolvimento e 297 consideraram útil. Estes resultados demonstram que os alunos estão interessados em debater temas que dizem respeito às suas vivências diárias.Na sua avaliação, os professores também consideraram os workshops muito úteis para a população alvo.As conclusões foram obtidas através do tratamento de questionários de avaliação, distribuídos aos participantes no final de cada atividade.

Os workshops tinham como objetivos principais consciencializar para os problemas do bullying; divulgar as práticas e informações sobre bullying; divulgar os serviços e linhas de apoio; divulgar o serviço de juventude e criar regras dentro da escola e nas turmasAs atividades foram dinâmicas e requereram a participação dos jovens, recorrendo a exemplos reais e a dinâmicas de grupo que permitiram uma discussão séria sobre o tema e a tomada de consciência de que o Bullying é cada vez mais um problema social.

Nuno Malta, vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, acompanhou alguns dos Workshops e mostrou a sua satisfação com a concretização e com os resultados destas iniciativas realizadas por técnicos do Serviço de Juventude, com o apoio dos docentes e das direções das referidas escolas. O vereador considera que a Autarquia deve continuar com estas ações e fortalecer ainda mais  o seu papel social, de formação de valores e de transformação de mentalidades junto da comunidade.É intenção do Serviço de Juventude prosseguir com o trabalho iniciado no ano letivo que agora termina e irá propor, junto das Escolas, a continuação do projeto, abordando novos temas que irão ao encontro das pretensões de alunos e docentes.