quarta-feira, 22-05-2013.

Vila da Marmeleira comemorou 135º Aniversário

A tarde do último sábado, dia 18 de maio, foi de festa na Vila da Marmeleira que comemorou o seu 135.º aniversário da freguesia, assinalado no passado dia 16.

Ao som da Banda Filarmónica local, as entidades oficiais e convidados perfilaram em frente ao edifício da sede da Junta de Freguesia, local onde logo de seguida se procedeu à sessão solene comemorativa.

O Presidente da Junta, Edgard Carriço, abriu a sessão dizendo: “Tem sido bastante positivo e gratificante este ciclo da minha vida à frente da Junta de Freguesia, mas como sabeis por imposição da legislação este será o meu último mandato. Quero por isso agradecer publicamente a todos aqueles que trabalharam comigo dando o seu melhor em prol da nossa terra”.

Edgard Carriço prosseguiu lamentando: “A minha freguesia que agora fez 135 anos ao que tudo indica devido à Reorganização Administrativa Territorial Autárquica não irá fazer mais nenhum. Hão-de vir outras pessoas, outras identidades e outras ideias, espero que esta Reorganização Administrativa não traga problemas, inconvenientes e mais divergências às populações das 14 freguesias do Concelho de Rio Maior”.

De seguida foi a vez de usar da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior que realçou: “É uma satisfação enorme estar aqui hoje convosco nesta bela Freguesia da Vila da Marmeleira”. Isaura Morais sublinhou ainda que “o melhor que as freguesias têm são as pessoas, são as tradições, e é o seu movimento associativo”.

A finalizar a edil riomaiorense lembrou que “após este ciclo outros ciclos virão, com estes ou outros intervenientes, mas o que é preciso é que se continue de forma bem articulada como julgo que aconteceu, durante este mandato, a trabalhar com as Juntas de Freguesia e com os seus 14 presidentes, porque é o conjunto de todos eles que fazem o nosso concelho”, concluiu.

Após a sessão solene a comitiva deslocou-se ao cemitério para a deposição de uma coroa de flores em memória dos marmeleirenses falecidos, num breve ato litúrgico presidido pelo Reverendo Padre Diogo.

Seguiram-se as inaugurações da requalificação do parque de merendas e lavadouro público, da requalificação urbana da zona envolvente do Largo da República, obra apoiada pela Câmara Municipal de Rio Maior e que veio embelezar claramente aquela zona central da vila, e do Pavilhão Polidesportivo.

O dia festivo terminou no edifício do Centro de Dia com o corte do bolo comemorativo do 135.º aniversário da freguesia.