terça-feira, 21-05-2013.

Malaqueijo inaugurou Monumento aos Combatentes do Ultramar

Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esteve presente em Malaqueijo na manhã do último domingo, na cerimónia oficial da inauguração do Monumento aos 51 Combatentes malaqueijenses que lutaram nas guerras coloniais portuguesas do Ultramar.
Nesta cerimónia, o Presidente da Junta de Freguesia de Malaqueijo, António Manuel Correia, após dar as boas vindas às individualidades presentes e população em geral salientou: “Hoje e neste momento o atual executivo da Junta de Freguesia eleva os valores praticados por todos os combatentes que desta pequena aldeia percorreram todos os mares e continentes. O amor à Pátria, a devoção à nossa terra, a amizade entre os camaradas, o esforço permanente para fazer bem, a saudade como razão de lutar pela sobrevivência e voltar são os valores que queremos fique para sempre na memória de todos.
Na sua intervenção a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior começou por afirmar: “Estamos aqui hoje para homenagear homens que na flor da sua idade deixaram as suas famílias, amigos, e alguns dos seus sonhos para ir defender a Pátria.
Isaura Morais prosseguiu destacando os homens de Malaqueijo que combateram nas províncias ultramarinas, “para todos aqueles que hoje estão entre nós, a nossa gratidão e uma palavra de conforto perante aquilo que foram, pela valentia que tiveram e que certamente mais tarde inspiraram aqueles que foram os Capitães de Abril que nos permitiram vivermos num regime democrático”.
Seguidamente usou da palavra o Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Rio Maior, Arménio Pereira, que afirmou: “Aos combatentes da Freguesia de Malaqueijo queremos lembrar os vossos familiares que conseguiram transmitir a sua coragem, o ânimo e o conforto moral necessário para que cumprissem a vossa missão com êxito”.
Arménio Pereira lembrou ainda que “esta iniciativa é louvável não por compensar o que muito de si estes homens deram à nossa Pátria, mas também por ser um marco assinalável na vida da população malaqueijense”.
A finalizar a cerimónia António Manuel Correia ofereceu uma lembrança alusiva a este ato aos combatentes homenageados e convidados.