terça-feira, 14-05-2013.

Isaura Morais e Tiago Leite inauguraram Tasquinhas de Alcobertas

A Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Moais, e o Diretor da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, inauguraram no passado dia 10 de maio, em Alcobertas, a 14.ª edição das Tasquinhas daquela vila do Concelho de Rio Maior.
A sessão solene teve lugar na sala nobre do edifício da Junta de Freguesia e contou ainda com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Frazão, do Vereador, Nuno Malta, do representante da Assembleia Municipal, Carlos Neto, do Chefe de Gabinete da Presidência, Lopes Candoso, e do Presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, Marcolino Duarte, para além de outras individualidades.
Na sua intervenção, o autarca alcobertense destacou a “presença dos ilustres convidados” e mostrou o seu agrado por “dar a conhecer o que de melhor se faz na sua terra”.
Isaura Morais referiu-se a este Festival Gastronómico como “o mais importante evento de divulgação desta bonita vila serrana”. A Presidente da Câmara sublinhou que “de facto estes festejos que comemoram a elevação de Alcobertas a vila, já com 14 anos de existência, promovem o que de melhor existe na gastronomia e cultura das gentes de Alcobertas. Para além da gastronomia é também uma mostra de produtos locais, cuja qualidade os visitantes reconhecem e uma oportunidade para todos aqueles que vistam pela primeira vez esta mostra poderem também usufruir das belíssimas paisagens da Serra dos Candeeiros”.
A Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior terminou desejando “que sejam 2 fins-de-semana de animação e diversão porque Alcobertas e as suas gentes merecem”.
Por sua vez, o Diretor da Segurança Social de Santarém começou por afirmar “ser sempre uma grande alegria visitar Rio Maior, neste caso a Freguesia de Alcobertas”. Tiago Leite salientou que “este é o momento em que as associações podem mostrar algumas das coisas boas que fazem de modo a angariar alguns bens. Daí a grande importância solidária que tem este tipo de eventos”.
Tiago Leite terminou dizendo que “a única forma para ultrapassar os problemas das instituições na Freguesia de Alcobertas é explicar à população que as instituições trabalham para eles. A população tem que ter a noção exata que a instituição só existe porque existe a população, por isso as instituições precisam de se sentir acarinhadas pela população de forma a se sentirem úteis”, concluiu.
De salientar que esta Mostra Gastronómica decorre nos dias 10, 11, 12, 13, 17, 18 e 19 do corrente mês e a exemplo de anos anteriores, os visitantes podem contar com as tradicionais tasquinhas provenientes das aldeias da freguesia onde poderão apreciar os saborosos pratos tradicionais.
Paralelamente ao certame desenrolar-se-á um rol de atividades lúdicas e desportivas, tais como: passeios pedestres, torneios de matraquilhos, passeio turístico de motos e motorizadas, recriação histórica, jogos tradicionais, insufláveis, workshop de kempo chinês, corrida de rolamentos e danças de salão, para além da animação musical diária, com realce para a atuação, dia 17, do fadista Nuno da Câmara Pereira.
A organização é da Junta de Freguesia de Alcobertas e do associativismo local.