terça-feira, 19-06-2012.

Jovens estudantes estagiam na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Rio Maior acolhe até finais do mês de Junho 19 alunos do ensino básico, secundário e universitário, provenientes da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Escola Profissional de Rio Maior, EBI Marinhas do Sal, EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Gestão, e Escola Superior de Tecnologia do Mar, tendo como objetivo central a formação e qualificação profissional dos jovens.
A Autarquia recebe estes jovens estagiários para uma formação prática que proporciona aos formandos o primeiro contato com o quotidiano profissional, pois permite a aplicação em contexto de trabalho dos conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso.
Estes jovens têm assim a oportunidade de contatarem com a organização e a realidade empresarial ou institucional com o intuito de desenvolverem hábitos de trabalho, autonomia e sentido de responsabilidade, possibilitando a assimilação da teoria e a prática, aprender as especialidades da profissão e conhecer a realidade do dia-a-dia, pois será ai que o estagiário ficará com noções do que escolheu para exercer.
Os estágios profissionais incidem sobre diferentes áreas e requerem que os alunos retirem um bom aproveitamento, de modo a que se integrem com rapidez no mercado profissional e estejam preparados para enfrentar os desafios de uma carreira.
A duração da formação prática em contexto de trabalho/ estágio é de 6 semanas (210 horas), com atuação nos diversos sectores.
Os funcionários da autarquia envolvidos nestes programas de estágios consideram gratificante poder transmitir conhecimentos a estes jovens bem como boas práticas no local de trabalho.