quarta-feira, 23-05-2012.

Bombeiros de Rio Maior promoveram Debate Técnico

Inserido nas comemorações do seu 120.º aniversário, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rio Maior promoveu no passado dia 19 de Maio, um Debate Técnico subordinado à temática do Sistema de Gestão de Operações destinado a elementos graduados dos Corpos de Bombeiros e outras entidades dos distritos de Santarém, Lisboa, Leiria e Castelo Branco.
Este evento, que se prolongou durante todo o dia, realizou-se no Cineteatro Municipal e contou com a presença dos Comandantes Distritais dos distritos acima referidos, estando também representadas a Autoridade Nacional de proteção Civil, Liga dos Bombeiros Portugueses, Federações Distritais de Bombeiros, Força Especial de Bombeiros, Grupo de Proteção de Socorro da GNR, GNR, assim como outras do seio da estrutura da proteção civil.
O objetivo desta ação foi fazer uma avaliação do atual Sistema e Gestão de Operações (SGO) e da sua importância, comparando com o anterior Sistema de Comando de Operações e avaliar as recentes alterações ao SGO. Nesta sessão foram ainda abordados temas como os Incêndios Florestais, Acidentes Rodoviários, Operação Fátima e outros.
O executivo municipal fez-se representar neste debate pela Presidente, Isaura Morais, que presidiu à sessão de abertura e pelo Vice-Presidente, Carlos Frazão, que procedeu à sessão de encerramento.
Na sua intervenção, Isaura Morais começou por frisar que “um evento desta natureza não se poderia realizar sem a valiosa participação das entidades, técnicos e profissionais presentes. Todos sabemos que, em situações de crise, a existência de método ou protocolo cumpridos com severa disciplina é fundamental para a boa resolução”.
A Presidente da Câmara Municipal realçou ainda que “existem características que nascem connosco, sendo de difícil aprendizagem. Estou a falar da coragem, do espírito de liderança e do instinto em momentos de crise. Porém, operações de grande envergadura como aquelas que incidem sobre acidentes rodoviários, incêndios florestais e outras, requerem gestos e comandos estudados e, até, uniformizados”.
A finalizar, Isaura Morais deixou “uma saudação especial para os oradores e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior que tem feito um sério esforço de trazer gente nova e melhor formação no auxílio à comunidade”, concluiu a autarca riomaiorense.