sábado, 28-04-2012.

Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior

No dia 27 de abril, pelas 17h00, decorreu no edifício da Ação Social, na Rua Prof. Manuel José Ferreira, o início do Programa de Fortalecimento Familiar promovido pelas Aldeias SOS de Portugal.

O Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior está assente nos seguintes protocolos formais:

Protocolo com a Câmara Municipal de Rio Maior: Cedência de instalações;

Protocolo com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco: Possibilita a nossa intervenção a nível nacional e suporte ao nível do apoio técnico, formação, apoio na divulgação;

Protocolo com a CPCJ de Rio Maior: Elege o projeto como interveniente local prioritário na intervenção ao nível da capacitação parental com 30 famílias/ano, sobretudo com crianças até 10 anos de idade, sinalizadas pelas CPCJ e com risco de institucionalização;

Protocolo com a Universidade de Coimbra: Acesso e formação no âmbito do Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrado para o trabalho com as famílias sinalizadas pela CPCJ e outros serviços.

O Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior vai iniciar a sua atividade no domínio da prevenção terciária, ao atender crianças sinalizadas pela CPCJ local, ao atuar na prevenção da institucionalização e no apoio à reunificação familiar.

Vai também incluir ações de prevenção primária e secundária.

Na cerimónia esteve a Associação de Aldeias de Crianças SOS de Portugal representada por Raul Esteves, presidente do Conselho Diretivo, a Câmara Municipal de Rio Maior representada pela vereadora Sara Fragoso, a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens representada pelo presidente Armando Leandro e o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite.

Durante a cerimónia, e após os discursos, foi realizada a entrega dos seis primeiros processos da CPCJ de Rio Maior, pela sua presidente Catarina Gomes, ao coordenador do Programa de Fortalecimento Familiar, Pedro Borralho.

Durante a cerimónia, e após os discursos, Catarina Gomes entregou os primeiros processos da CPCJ de Rio Maior aos elementos da Equipa de Fortalecimento Familiar de Rio Maior.

Compõem o Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior Daniel Lucas, Educador de Infância, Raquel Vargas, técnica de Serviço Social, e Bianca Silva, Psicóloga.

Posteriormente à cerimónia foi servido um Porto de Honra nas instalações da Universidade Sénior de Rio Maior.