sexta-feira, 02-03-2012.

Evocações ao poeta Ruy Belo

Cumprindo a tradição, a Câmara Municipal de Rio Maior, em parceria com a Junta de Freguesia de São João da Ribeira, evocaram Ruy Belo entre 25 e 27 de Fevereiro último.
Na passagem do 79.º aniversário do nascimento do célebre poeta riomaiorense, as comemorações principiaram no sábado com um recital de Fernando Martinho e Pedro Lamares, o qual teve lugar no Cineteatro Municipal e contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, da Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, do Eurodeputado Carlos Coelho, e da viúva do poeta, Teresa Belo, entre outras distintas individualidades.
No domingo, São João da Ribeira recebeu a atividade “Chá e Poesia”, organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior e que voz aos poetas populares.
Numa sala completamente lotada foram muitos os poetas, vindos de diversos pontos do nosso país, que quiseram evocar Ruy Belo. De realçar também a declamação de um poema por parte da Vereadora Sara Fragoso.
As cerimónias de evocação ao poeta Ruy Belo terminaram na passada segunda-feira, dia em que este nome maior das letras portuguesas completaria 79 anos.
Para além de poemas lidos junto à sua lápide, tanto pela vereadora Sara Fragoso como pela respetiva viúva Teresa Belo, as atividades desse dia passaram pela inauguração de murais e pela deposição de flores junto ao busto do poeta, fronteiro à Junta de Freguesia de São João da Ribeira.
Os murais inaugurados estão situados em São João da Ribeira (dois painéis de azulejo) e um em Rio Maior. Este, o de maior dimensão, é um graffiti pintado na fachada da Biblioteca Municipal pelo jovem riomaiorense Cristiano Neves, reputado graffiter e artista plástico.
No momento da inauguração deste graffiti de Cristiano, Sara Fragoso, começou por alertar: “Este trabalho vai dar que falar e é esse mesmo o seu principal objetivo!”.
A vereadora da Cultura partilhou com os presentes a sua firme convicção que, fechada em livros, a poesia não acontece. “Ela se concretiza quando sai para a rua e encontra eco na boca, nos olhos e no coração de quem passa”, explicou Sara Fragoso.
Referiu também a autarca que Cristiano Neves havia interpretado da melhor forma a “encomenda” que lhe foi feita para a ocasião: “ou seja, criou a ilusão que esta mensagem foi pintada por um vândalo esclarecido que assim partilha com a cidade uma exigência do próprio poeta”.
Sara Fragoso prometeu que outras frases do poeta seriam colocadas em vários pontos e edifícios da cidade, em diversos suportes (metal, acrílico, etc), sendo esta a forma de trazer Ruy Belo para o nosso dia-a-dia. “Só assim se tornam vivas as palavras que nesta parede se podem ler: que por todos se faça a poesia”, rematou.
Estas evocações tiveram a organização conjunta da Câmara Municipal de Rio Maior e Junta de Freguesia de São João da Ribeira, com a especial colaboração da Associação de Jovens de São João da Ribeira, “RB 33”.