segunda-feira, 07-11-2022.

Rio Maior assinalou os 186 anos de elevação a Concelho

Rio Maior comemorou, no passado fim de semana, o seu Feriado Municipal - 6 de Novembro com um conjunto de iniciativas que se estenderam ao longo de dois dias e que tiveram o seu término, no final da tarde de domingo, com o descerrar de uma placa que assinala o 30º aniversário do Complexo de Piscinas Municipais.

Com um programa cheio e diversificado o natural destaque vai para as Cerimónias Oficiais do Feriado Municipal, que se iniciaram logo pela manhã com o Hastear da Bandeira, que mais uma vez contou com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e do Agrupamento de Escuteiros de Rio Maior, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa, no Cineteatro Municipal, que contou com a especial presença da Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e de uma das suas vereadoras, e onde se homenagearam aqueles que, pelo seu mérito, se distinguiram na sua área de intervenção e assim se tornam credores de respeito e admiração da comunidade riomaiorense.

Este ano os homenageados, propostos pelo Executivo e aprovados por unanimidade em Reunião da Câmara, foram a Associação “Amigos da Floresta” de São Sebastião, a empresa “O Polícia – Materiais de Construção, Lda” e o empresário riomaiorense João Américo da Silva Levezinho Soares, todos com a Medalha de Mérito - Grau Prata, e o ex-presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, António Manuel Silva Arribança, com a Medalha de Honra do Concelho de Rio Maior. (ver distinções em anexo).

Também os colaboradores da Câmara Municipal e da Desmor que se aposentaram em 2021, ou completaram 30 anos de serviço, foram alvo de distinção nesta cerimónia, recebendo um Diploma de Serviço Público.

A animação musical da cerimónia esteve a cargo dos alunos do Ensino Articulado de Música do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal.

Após a Sessão Solene teve lugar a habitual romagem para deposição de coroa de flores no Obelisco do Centenário, no monumento aos Combatentes, e homenagem a S. Nuno de Santa Maria, com a participação dos Escuteiros de Rio Maior, completando-se a manhã de Cerimónias Oficiais com a realização de uma Missa Solene por alma dos riomaioresenses falecidos.

Destaque ainda neste dia para o regresso, após dois anos de interregno devido à pandemia, de mais uma edição do Encontro Sénior do Concelho de Rio Maior, um evento que voltou a juntar cerca de um milhar de idosos, vindos de todas as Freguesias do nosso Concelho para um almoço convívio no Pavilhão Multiusos, onde não faltou a animação musical e a entrega de lembranças a todos os participantes.

Ainda inserido nas Comemorações Oficiais do Dia 6 de Novembro, a comitiva, liderada pelo Presidente de Câmara Filipe Santana Dias, deslocou-se, na tarde de domingo, ao Centro de Saúde de Rio Maior para proceder à entrega de duas viaturas elétricas à ARS/LVT para servirem o concelho de Rio Maior como Unidades Móveis de Saúde no Apoio Domiciliário, seguindo-se uma passagem pelo novo parque desportivo coberto junto à Escola Fernando Casimiro Pereira da Silva, onde o momento foi assinalado com o descerrar de uma placa.

A tarde de domingo terminou no Complexo de Piscinas Municipais, que está a comemorar os 30 anos da sua primeira piscina, onde o Presidente da Câmara Municipal e a sua comitiva foi recebida pelo administrador da Desmor, Miguel Pacheco, para assinalar a data numa pequena cerimónia onde não faltou o bolo de anos e os tradicionais “parabéns a você”.

A comitiva teve ainda oportunidade de passar pelos Campos de Padel e Ténis, onde este fim de semana decorreram competições, assinalando os 5 anos da Escola de Ténis e Padel de Rio Maior, e de visitar as obras que neste momento decorrem para a implementação de um parque de arborismo e uma área de crossfit no espaço existente entre os campos de ténis e o Estádio Municipal.

Mas este ano as comemorações não se ficaram pelo dia de Feriado, aproveitando a organização para oferecer aos riomaiorenses um sábado recheado de atividade física, desporto, cultura e espetáculo, com o Jardim Municipal, o Parque do Rio, e as Praças da República e Comércio a receberem a iniciativa “Atividades Desportivas em Família”, com a colaboração dos clubes da cidade, enquanto que nos campos de treino do Complexo Desportivo decorria a Taça de Portugal de Paraquedismo, naquela que é a segunda passagem desta espetacular atividade desportiva pela nossa cidade.

Ainda no sábado a Biblioteca Municipal de Rio Maior recebeu mais uma edição do “Prémio Antonio Quadros”, uma organização da Fundação com o mesmo nome, sediada da nossa cidade, e que este ano destingiu os melhores na História e na Arte.

Para fechar o dia da melhor maneira o palco do Cineteatro Municipal recebeu o popular Fernando Mendes, com a sua peça “Insónia”, num grande espetáculo de humor e boa disposição.

Fazer descarga de anexos: