quarta-feira, 02-07-2014.

Loja do Cidadão de Rio Maior é Investimento Pioneiro no País

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, presidiu, no passado dia 30 de Junho, à inauguração da Loja do Cidadão de Rio Maior, a primeira com um novo modelo de gestão assegurada pelas autarquias. Presentes estiveram também o Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Costa , pelo Presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, Paulo Neves, e pelos representantes do IRNInstituto dos Registos e Notariado e da Segurança Social.

Acompanhado da Presidente da Câmara, Isaura Morais, o Ministro teve a oportunidade de visitar esta Loja que é diretamente gerida pela Câmara Municipal, o que, além de permitir calibrar melhor a oferta de serviços, dada a sensibilidade de proximidade aos problemas e às necessidades, permite sinergias com significativos efeitos positivos ao nível da poupança de custos.

A Loja do Cidadão de Rio Maior concentra num único edifício serviços anteriormente localizados noutras zonas da cidade (Registos e Notariado, Segurança Social, serviços de atendimento da Câmara Municipal de Rio Maior, entre outros), e dispõe de um dos novos Espaços do Cidadão, onde é para permitido o acesso a serviços como a ADSE, Caixa Geral de Aposentações, IMT, IGAC, Direção Geral do Consumidor ou SEF, e a breve trecho à maioria dos serviços disponibilizados pelas instituições do estado.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, este era um dia especial “porque vejo finalmente concretizado um dos desafios a que me propus quando fui eleita pela primeira vez para Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior. Este desafio não era apenas conseguir colocar em funcionamento uma Loja do Cidadão protocolada com o Governo, mas sim tentar corrigir um erro de planeamento e de crescimento da nossa cidade que deixou esquecida a sua zona mais antiga para criar uma nova centralidade na Avenida Paulo VI”.

Prosseguindo, Isaura Morais afirmou que “durante muitos anos os riomaiorenses assistiram ao definhar desta zona que foi durante dezenas de anos o ponto nevrálgico do comércio da então vila e hoje cidade de Rio Maior. A chave para voltar a dar vida a esta zona da cidade estava na implementação de um edifício público cujos serviços fossem capazes de criar uma nova dinâmica”.

o Ministro Poiares Maduro referiu que a abertura da Loja do Cidadão de Rio Maior, com o seu Espaço do Cidadão, insere-se numa estratégia de reorganização da rede de serviços públicos, da qual a criação do «ponto de contacto único» do cidadão com a Administração Pública é uma das peças-chave, e o digital como regra na interação da sociedade com os serviços é um princípio fundamental.

Afirmou ainda que o Governo está a criar os instrumentos que permitam garantir de forma sustentável a permanência, e a extensão, da prestação de serviços em todo o território, melhorando o serviço às populações e não reduzindo-o, e garantindo a permanência e extensão dos serviços públicos no território, com menor pressão sobre os recursos financeiros escassos do Estado, que são os impostos dos cidadãos.

A cerimónia de inauguração e de assinatura do protocolo que permite a entrada em funcionamento da loja, entre a Câmara Municipal de Rio Maior e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, realizou-se no 2º andar do edifício que virá a ser ocupado por serviços do município ligados à cultura e à música, facto assinalado pela intervenção de um saxofonista convidado e pela atuação do cantor lírico, Filipe de Moura.