sexta-feira, 06-06-2014.

Sal e Templários animam Salinas de Rio Maior

De 13 a 15 de Junho as Salinas de Rio Maior voltam a recuar no tempo até à época em que Pero d’Aragão vendeu parte das salinas à Ordem dos Templários. A apresentação do evento intitulado “Sal e Templários”, que se realiza pela 3ª vezfoi feita ontem numa conferência de imprensa que contou com a presença do vice-presidente Carlos Frazão, os vereadores Lopes Candoso e Ana Figueiredo.

Para este ano a organização, a cargo da Câmara Municipal de Rio Maior, volta a contar com a colaboração da “Companhia Livre” e apresenta como grande novidade a instalação de 2 acampamentos no local, o acampamento Templário - “Eu Cavaleiro Templário” e o acampamento Almóada – "Aben Yussuf" visita Rio Maior. A organização espera contar com cerca de 100 participantes nos acampamentos, 40 deles em permanência, assim como 12 cavalos e um burro. Destaque ainda para a tenda disponibilizada por Marrocos para o acampamento Almóada, que, segundo o Mestre Fernando Brecha, da “Companhia Livre” é uma das melhores alguma vez apresentadas em Portugal.

O evento tem início na sexta-feira, dia 13, com a montagem dos acampamentos e prolonga-se até domingo, dia 15. Pelo meio os muitos visitantes que se esperam durante o fim de semana vão poder assistir a toda a vivência dos acampamentos da época, treino de armas, mesas pedagógicas, exposições e a recriação da venda das Salinas aos templários. Na noite de sábado a organização promete muita animação, em pleno acampamento, na denominada “festa do povo” que pretende juntar participantes e visitantes numa grande festa noite dentroDurante os dias do evento o trânsito vai estar cortado na rua principal das salinas, podendo os visitantes deixar as sua viaturas em 2 parques de estacionamento criados para o efeito.

Este evento teve financiamento comunitário, por intermédio de uma candidatura para o efeito apresentada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, após protocolo celebrado entre esta e a Câmara Municipal de Rio Maior para a revitalização e promoção do Ecomuseu das Marinhas do Sal.

Mais fotos da conferência de imprensa no Facebook