segunda-feira, 02-06-2014.

Cadetes da Escola Marinhas do Sal homenagearam combatentes

No âmbito das comemorações do Centenário da 1ª Grande Guerra, os Cadetes do Mar e os Cadetes do Exército do Agrupamento de Escolas das Marinhas do Sal promoveram, no passado fim de semana, uma exposição na Biblioteca Municipal de Rio Maior intitulada "Homenagem dos Cadetes aos Combatentes".

Esta iniciativa enquadra-se no projeto "A Minha Escola adota um Museu - Unidade de Cadetes do Mar e Unidade de Cadetes do Exército", da Escola Marinhas do Sal, do qual a Câmara Municipal de Rio Maior é parceira institucional, tendo para esta exposição convidado igualmente o Núcleo da Liga de Combatentes de Rio Maior, que prontamente se associou à organização.

Os jovens Cadetes apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, no âmbito do Projeto e simultaneamente prestaram homenagem aos combatentes, que ao longo da história têm defendido a nossa Nação. A cerimónia de inauguração teve lugar na sexta-feira, dia 30, com a formatura dos Cadetes e cerimónia do hastear da bandeira, junto às instalações da GNR, seguindo-se a abertura oficial da exposição, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, da vereadora da Cultura, Ana Figueiredo e do representante da Assembleia Municipal, Carlos Neto, que deste modo se juntaram às altas entidades da Marinha e do Exército Português, parceiros do Projeto, que não quiserem deixar de estar presentes, bem como dos encarregados de educação dos Cadetes e outros munícipes que responderam ao convite para a cerimónia.

O Projeto "A Minha Escola adota um Museu - Unidade de Cadetes do Mar e Unidade de Cadetes do Exército" foi instituído no Agrupamento Marinhas do Sal há 7 anos pela mão da professora Ana Martins sendo a primeira unidade de Cadetes do Mar de Rio Maior criada no final do ano lectivo de 2009/2010. Há 3 anos foi formada a primeira Unidade de Cadetes do Exército. No presente ano letivo contam com uma unidade de 17 Cadetes do Mar e uma unidade de 11 Cadetes do Exército, com jovens do 6º e 8º anos de escolaridade.

Os Cadetes do Mar e Cadetes do Exército são uma organização de frequência voluntária que pretende contribuir para o desenvolvimento de valores de cidadania e de relação interpessoal, bem como para a necessidade da defesa e proteção do ambiente. O Projeto é dinamizado em horário não letivo, na modalidade de Clube pelas professoras responsáveis pelo Projeto, Cecília Ramos e Susana Marques, assim como pelos formadores externos da Marinha e do Exército Português