terça-feira, 20-05-2014.

Executivo Municipal visitou Gruta de Alcobertas

Com o intuito de dar a conhecer o estado de conservação da gruta de Alcobertas e os projectos em curso para dinamizar um importante património arqueológico do concelho de Rio Maior, a junta de Freguesia de Alcobertas e a Cooperativa Terra Chã convidaram o executivo municipal para uma visita guiada ao espaço, no passado sábado, 17 de maio.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais acompanhada pelo vereador Lopes Candoso e pelo chefe de Gabinete, João Rebocho, puderam, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, João de Deus e de elementos ligados à “Terra Chã” e “Potes Mouros” ouvir as explicações do guia António Frazão que, ao longo dos 210 metros de gruta visitáveis, falou do passado da gruta e do projecto falhado para exploração turística, do vandalismo que obrigou a fechar a mesma ao público e da excelente auto-regeneração que a gruta está actualmente a ter, devido aos cuidados tidos na sua preservação nos últimos anos. Esta recuperação permite pensar em vir a tornar a Gruta de Alcobertas num espaço de interpretação subterrâneo, quer na vertente da espeleologia, quer ambiental e arqueológico.

Outro sonho antigo é o de tornar a gruta de Alcobertas numa das primeiras grutas da Europa preparada para ser visitada por pessoas com mobilidade reduzida.

Actualmente a gruta de Alcobertas pode ser visitada no segundo domingo de cada mês, através de pré-inscrição na Cooperativa Terra Chã, numa opção matinal que inclui percurso pedestre a partir da aldeia de Chãos e visita à gruta, ou apenas com visita interpretativa na parte da tarde.

Com o objectivo de melhor valorizar o património histórico e arqueológico da freguesia, junta de Alcobertas e Cooperativa Terra Chã pretendem fazer uma parceria no sentido de integrar a visita à gruta de Alcobertas num “pacote” que contemple também a visita aos Potes Mouros, Anta das Alcobertas, Olho de Água e Terra Chã.

No final a comitiva pode ainda visitar um dos novos abrigos para pastores e um reservatório artificial de água criados para a dar apoio aos pastores e rebanhos que continuam a fazer da Serra dos Candeeiros o seu local de pastoreio.