Susana Paula Jesus Feitor - Salva de Prata

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de Alcobertas, Rio Maior, a atleta Susana Feitor cedo se destacou pelo desempenho e resultados obtidos na marcha atlética. Em 1990, no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo, em representação do Clube de Natação de Rio Maior, sagra-se Campeã do Mundo de Juniores nos 5 km marcha, e ganha a sua primeira medalha de ouro, em Plovdiv, na Bulgária. Nesse mesmo ano, recebe a primeira homenagem da Câmara Municipal, que lhe atribui a Medalha do Concelho.

Em 1991 conquista a medalha de prata nos europeus de juniores, em Salónica, Grécia, ano em que se estreia em competições internacionais, no escalão sénior. No mesmo ano, com 16 anos, em Tóquio, alcança o 17.º lugar, passando a ser considerada a “menina-prodígio” do atletismo português. Nos anos seguintes, acumula títulos em diversas competições internacionais e participações em jogos olímpicos (1992, 1996, 2000, 2004 e 2008).

A 16 de Novembro de 1997, são inaugurados o Estádio Municipal e a Pista “Susana Feitor”, numa justa homenagem à atleta natural de Rio Maior. Em 2003 é homenageada pela “Relevante participação desportiva na época 2002/2003”, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal. Desempenha, entretanto, o papel de Embaixadora do Desporto do concelho de Rio Maior, valorizando o fato do Clube de Natação de Rio Maior possuir uma Campeã do Mundo e uma recordista a nível mundial e europeu e, ainda, a atleta que em Portugal mais recordes alcançou. Em 2010, novamente no contexto da celebração do 6 de Novembro, Susana Paula Jesus Feitor recebe uma salva de prata do Município de Rio Maior em celebração dos seus 20 anos de carreira como atleta.