União Desportiva de Rio Maior - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Teve na sua origem o Clube de Futebol “Os Mineiros” constituído a 1 de setembro de 1945, do qual manteve as cores do equipamento, azul e branco, ganhando a designação de União Desportiva de Rio Maior a 25 de agosto de 1976.

Na época de 1974/75 alcança o título de Campeão Distrital da 2.ª divisão e sobe em 1977/78 à 3.ª Divisão Nacional, alcançando, duas épocas mais tarde, em 1980/81 a 2.ª Divisão Nacional – Zona Centro, sob o comando de Jesualdo Ferreira, que tem a sua estreia como técnico neste clube. Nesta última época, atinge o primeiro lugar na Série D da 3ª Divisão Nacional, até então a melhor classificação de sempre. Após algumas épocas nos nacionais, o clube voltou a descer ao campeonato distrital em 1985-86, onde se manteve até 1991-92, data em que tornou a subir à 3ª Divisão Nacional.

Francisco Manuel Carriço Pereira Esperto, recebeu a Medalha do Concelho em representação do União Desportiva de Rio Maior, enquanto presidente da Direção, no decurso da sessão solene de comemoração do Feriado Municipal de 1993.