Ruy de Moura Ribeiro Belo - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de S. João da Ribeira, onde nasceu a 27 de fevereiro de 1933, licenciado em direito e também em filologia românica pela Universidade de Lisboa e doutorado em direito canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, de Roma, Ruy de Moura Ribeiro Belo, vulgo Ruy Belo, assumiu, entre outras, as funções de diretor literário da Editorial Aster, chefe de redação da revista Rumo, investigador na Faculdade de Letras de Lisboa e leitor de português em Madrid.

Destacado poeta, é considerado um dos grandes vultos da literatura portuguesa contemporânea, motivo pelo qual a Câmara Municipal prestou tributo a este insigne riomaiorense, falecido precocemente aos 45 anos, em 1978, com a atribuição a título póstumo da Medalha do Concelho, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de 1993.