Francisco Bergstrom Monteiro Barbosa - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de Lourosa, concelho de Oliveira do Hospital, cedo se instalou em Rio Maior, onde, na posse de licenciatura em farmácia, dirige o estabelecimento fundado pelo seu avô, Cândido Barbosa. Homem de cultura e de múltiplos interesses, entre outras facetas dedicou-se à pesquisa arqueológica. As descobertas e os estudos desenvolvidos na região de Alcobertas, nos anos de 1957 a 1959 são divulgados no opúsculo Notas arqueológicas sobre Alcobertas e o Dólmen, de que é coautor. A música foi outra das suas paixões, tendo-se distinguido como solista na Tuna Académica de Coimbra. Assumiu também funções políticas a nível local, nomeadamente o cargo de vereador da Câmara Municipal de Rio Maior no mandato de 1974-1976, mas por pouco tempo, renunciado à posição em agosto de 1975.

Em reconhecimento pelo seu percurso de vida e contributo dado ao concelho de Rio Maior, a Câmara Municipal distinguiu Francisco Barbosa com a Medalha do Concelho, no âmbito das comemorações do feriado municipal de 1993.