António Machado Feliciano Júnior - Salva de Prata

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Figura incontornável da vida e da história riomaiorenses, acumulou o professorado com uma ativa e polifacetada participação na vida local. Na área cultural, destaque-se a sua participação na fundação do Cineclube de Rio Maior, a autoria de filmes e a colaboração, enquanto ator amador, no Grupo Cénico Zé P’reira. Ao nível benemérito, foi sócio fundador da Conferência de Santo António da Sociedade de São Vicente de Paulo, secretário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e mesário da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior. Na área desportiva, foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol “Os Mineiros”. Destaque-se também a sua atividade jornalística, enquanto proprietário da 3.ª série do jornal O Riomaiorense, colaborador do Jornal do Oeste e diretor do jornal Região de Rio Maior. Autodidata em projetos de construção civil, foi ainda alfaiate, profissão abraçada por seu pai e avô. No âmbito das comemorações do Feriado Municipal de 1991, foi homenageado com a Medalha do Concelho em “reconhecimento pela dedicação a Rio Maior”. Em 1992, António Machado Feliciano Júnior recebe a salva de prata, em reconhecimento dos seus 50 anos de exercício da atividade docente. A distinção honrosa foi-lhe entregue por Bracinha Vieira, Secretário de Estado dos Recursos Educativos, em representação do Ministro da Educação, sob fortes aplausos.