Coral e Orquestra Típica de Rio Maior - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Em 1955 o Círculo Cultural de Rio Maior funda a Orquestra Típica, conhecida por “Chia-a-Nora”, cujo primeiro maestro foi António Gavino, e posteriormente também um Coral. Mais tarde, Orquestra Típica e Coro formam um só agrupamento, que acabou por se extinguir em 1960, com a suspensão da atividade do Círculo Cultural. A 17 de junho de 1978, é formado o Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, sob a batuta do maestro riomaiorense António Varela, mais tarde, substituído por António Gavino. Este novo agrupamento musical, que se assume sucessor da iniciativa da década de 50, alcança grande prestígio. Realiza deslocações por todo o país e Europa e grava um disco, LP de 12 faixas, em 1990, editado pela Lusossom e gravado nos estúdios Musicorde.

O Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, na sessão comemorativa do Feriado Municipal de 1992, foi distinguido pelo contributo na divulgação do concelho de Rio Maior.