Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Terá sido constituída no século XVII, considerando o Alvará real de 18 de abril de 1659, em que se autoriza a anexação dos bens do hospital à Casa da Misericórdia do lugar de Rio Maior. A 24 de fevereiro de 1935 muda a localização das suas valências e inaugura o novo edifício hospitalar.  A assistência na área da saúde e também aos desvalidos perdura até 1975, quando é decretada a nacionalização dos hospitais concelhios e a extinção das Misericórdias que não tivessem outros serviços ou estabelecimentos. A fim de evitar a sua extinção, a Misericórdia tomou a seu encargo o pequeno Jardim de Infância, administrado até então pela paróquia, e que foi instalado em espaço cedido pela Indústria de Carnes Nobre. Com a inauguração, em 1984, do novo Centro de Saúde, recupera as instalações do hospital, onde após demoradas e dispendiosas obras de recuperação, instala um Lar de Grandes Dependentes.

A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior foi homenageada na categoria da Benemerência.