Fernando Sequeira Aguiar - Medalha do Concelho

Proponente: Câmara Municipal de Rio Maior

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1910, licenciou-se em Medicina nesta cidade. Cumpriu serviço como oficial médico miliciano em Cabo Verde, no decurso da Segunda Guerra Mundial. Fixa-se em Rio Maior no fim do conflito, em 1945, e acumula a prática clínica com o jornalismo, colaborando no jornal O Riomaiorense e dirigindo o Notícias do Concelho de Rio Maior. Para além de possuir consultório particular, exerceu medicina na Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, na Casa do Povo, nos Serviços Médico-sociais da Caixa de Previdência e pertenceu ao corpo clínico do Centro de Saúde de Rio Maior. Exerceu ainda a função de médico legista no Tribunal Judicial de Rio Maior. A sua atividade associativa, incluiu o exercício de cargos na Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, a colaboração como cenógrafo no Grupo Cénico Zé P’reira, a participação no Cineclube de Rio Maior e a presidência da Delegação Local da Liga dos Combatentes de 1966 a 2000. Ao nível político, apoiou ativamente a candidatura do General Humberto Delgado à presidência da República em 1958 e, após o 25 de Abril, é eleito para a Assembleia Municipal de Rio Maior.

Para além da atribuição da Medalha do Concelho, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal, em 1990 o Município de Rio Maior atribui o seu nome a uma rua da cidade, descerrando uma placa toponímica onde se lê “Rua Fernando Sequeira Aguiar (Médico)”.